Uma ideia legal ou uma bomba?
Com o advento das redes sociais, depois de tanta discussão sobre um valor pessoal e subjetivo, dentro desta teia mundial que se tornou a internet, chegou a hora uma batalha esperada!
E o que está em jogo neste confronto?
O real domínio do "eu", ou seja, a nossa privacidade.
Nas matérias jornalísticas, nos artigos de várias linhas de pensamento, do início até o meio do enredo filosófico, sempre havia a polêmica. O dissenso reinava. Já nas conclusões finais, a história era outra. Surgia um consenso estranho, meio artificial, tipo:
Olha, aceite esta invasão de curiosos em sua vida, pois ela sustenta a biosfera da internet "free"!
Então, quando parecia que essa ética elaborada era "uma troca justa", pois nos entregava mais um tanto de subjetividade gratuitamente, vem uma dupla, Ginsu Yoon & Ian Wilkes, puros "estraga prazer" e avisam:
"Manos. A casa caiu!"
Depois, lascam a filosofia:
"Nossa visão é que não se trata da proteção da privacidade, mas dar aos usuários o controle sobre este recurso precioso - a sua informação!"
E bingo:
"Deveria haver uma oportunidade econômica no lado do consumidor!"
Pra piorar ou melhorar, pois depende de sua perspectiva no negócio das redes sociais, batizam a empresa com sugestivo nome de Bynamite.
Pois é! Dois empreendedores da tal geração Y, que segundo alguns especialistas não dava a mínima para a tal da privacidade, inovaram e criaram o valor concreto do nosso "eu"!
E a ética desta nova "arma" é simples e um pouco mais honesta. A coisa deve rolar mais ou menos assim:
Quer me conhecer, saber meus hábitos de consumo, meus desejos de posse, minha renda, onde moro, o que estou lendo, o que faço da vida, enfim, me despir e me vestir por inteiro?
OK! Então me pague por isso.
O meu empresário virtual e intermediário atende por Bynamite!
Tá! Particularmente eu me sinto meu prostituído nessa nova possibilidade de arranjo nos negócios das redes sociais. O lado bom é que vou escolher quem pode usufruir desse meu corpinho lindo!
Mas o legal mesmo, na minha visão, é que isso é só o começo!
[]s
Paulo Ganns
Fontes:
Empresa: www.bynamite.com
Jornal: http://www.nytimes.com/
Matéria: http://www.nytimes.com/2010/07/18/business/18unboxed.html?ref=start-ups
Nenhum comentário:
Postar um comentário